sexta-feira, fevereiro 29, 2008

A ERA DAS TREVAS.


Embora aqui no Brasil, onde a ignorância é louvada, o Filme L’Âge de Ténèbres, do Denys (tinha que ser um Dioniso) Arcand , ganhou o titulo de A Era da Inocência, talvez por termos um presidente tão inocente que não sabe de nada, ou por um BBB declarar que nunca curtiu este negócio de ler livros.

Mas com este filme completa uma trilogia lógica. O primeiro filme O Declínio do Império Americano, mostrava o apogeu da inteligência e liberdade iniciando o seu declínio.

Já falei sobre isto muitas vezes que uma sociedade no apogeu da civilização, começa a se tornar tolerante de mais, o que fatalmente leva a indiferença, e esta, a fatal decadência.

No segundo filme da trilogia, o Invasões Bárbaras, mostra aquela sociedade depois de 20 anos, já sem nenhum poder, já que os valores intelectuais e artísticos se perderam e foram substituídas pelo valor virtual do dinheiro (ações, papeis e capitais voláteis). Os bárbaros, armados de talões de cheques e cartões de credito que podem comprar consciências e vidas.

Agora nos chega o ultimo filme o “Idade das Trevas” que por ignorância ou ironia foi batizado de Era da Inocência.

Não vi o filme ainda mas, já imagino o que seja pela leitura da sinopse. Algo muito lógico e que já vimos acontecer antes, afinal temos bem documentado o que aconteceu com o Império e a Civilização Romana: “Declínio, Queda, Invasões Bárbaras e a Idade das Trevas”.

O filme mostra Um homem criativo que se refugia na fantasia, vive Heróis, Imperadores, astro do Teatro e Cinema, Romancista de sucesso, que na verdade, ele tem um emprego medíocre, uma mulher que não lhe dá atenção e até mesmo fumar, uma das poucas coisas que lhe da prazer, tem que fazer escondido.

Creio que o filme está lotado de Metáforas, que nos levará a refletir e comparar com as nossas vidas hoje.

É um bom programa para este fim de semana, alugar na locadora os dois primeiros e assistir no sábado e no domingo ver o terceiro no cinema. E na segunda podemos discutir o que vimos ou apenas tomar consciência , que mesmo com toda a tecnologia que nos cerca e todos os comerciais de motos automóveis que nos vendem a liberdade e não o benefício dos produtos, vivemos um deserto intelectual e artístico, uma nova Idade das Trevas.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Ando preocupado...

Recebo algumas dezenas de spans por semana me aconselhando a aumentar o tamanho do meu pênis, outros tantos dizendo que devo aumentar minha potência sexual, com pílulas, ervas e até com artifícios mágicos. E ainda recebo outros onde dizem existir uma maneira de emagrecer rapidamente sem sofrimento.

Poderia até pensar que uma ex. andou espalhando maledicências sobre a minha pessoa, mas estou fiel há quatro anos e aí uma pulguinha fala na minha orelha: será a Lú querendo me sugerir algo?

Eu tenho um pênis que parece de anjo barroco, tenho faltado com minha participação sexual e estou parecendo uma barrica?

Me olho no espelho pelado e não vejo nenhuma desproporcionalidade no meu corpo não estou gordo e nem tampouco pareço o David de Michelângelo.

E logo meu racional desanda a pensar...

Será mais uma conspiração internacional? Sim por que recebo estes spans em vários idiomas. Para que nós homens nos preocupemos com estes detalhes e esqueçamos do principal?

Ontem não consegui pagar uma conta no banco, me senti tão deprimido naquele chiqueirinho, com mais de setenta ( eu contei) pessoas na fila, espremidas e pacientes como gado no matadouro. Olhava para todos sem ver nenhum sinal de revolta, todos ordeiramente formavam aquela fila labiríntica para ser atendido por um dos dois caixas que estavam funcionando. Nenhum grito, nenhum ataque histérico e nem mesmo nenhuma irritação, como se fosse a coisa mais normal do mundo esperar mais de 2h para pagar uma conta. È claro, devemos esperar, afinal o banco garante a nossa segurança, não somos loucos de andar com dinheiro na rua. A insegurança toma conta de nós.

Pois é... não temos mais nenhuma segurança! Não estamos seguros para andar ou trafegar em nossas ruas, não estamos seguros com os rumos da política, já que a cada escândalo do governo, a investigação se volta para o governo anterior. Tudo bem! Realmente tudo deveria ser investigado e todos os culpados deviam ser punidos. Pena que não é isto que acontece, ninguém é punido, nem do governo nem do governo anterior. Estas denuncias só servem para dizer, que o país não mudou nada: se o governo anterior roubava, não tem nada de errado, o novo governo roubar também. É claro e transparente como a água, se não fosse por um detalhe ( e o diabo morta nos detalhes a campanha deste governo atual dizia que " a esperança de um país melhor deveria vencer o medo das mudanças.

Também não sabemos o que vai acontecer no dia seguinte, nos lembrando os tempos da ditadura, onde anúncios de novas leis e regras aconteciam na calada da noite.

Já que estamos inseguros com a nossa vida cotidiana e com nosso futuro, por que tambem não ficar inseguros com nossa performance sexual?

Somos alvos de assaltos, da sanha fiscal do governo, das taxações abusivas dos bancos, do péssimo serviço que os bancos e as teles nos oferecem a custo proibitivo e não fazemos nada, somos um povinho de merda. Somos broxas, de pau pequeno e gordinhos o que fecha o ciclo, somos incapazes de reclamar.

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Meu pequeno coração


Volto dos feriados e do festival das Sementes e sou surpreendido pelo que leio no jornal, os cientistas afirmam que o coração encolhe a partir dos 50 anos, ficando em média 16% menor.

Bem que eu vinha sentindo, meu coração sempre grande e acolhedor vinha mostrando esta redução, sem que eu entendesse por que. Antes ele estava sempre aberto para visitas de novas paixões e as aventuras de viver. Hoje ela acolhe apenas uma paixão um amor e quer guardar ela dentro de si. Será que é por isto que ele encolhe?

Os cientistas não sabem. Nem por que ele encolhe nem os efeitos que isto causa, mas tem certeza que ele diminui. Independente do sexo o coração fica menor.

Será a maturidade e a certeza que fazemos as escolhas? E por escolhermos melhor ele fecha ? ou será por que nos aproximamos da morte o coração reduza de tamanho, para que façamos melhor nossas escolhas, para que abriguemos menos pessoas nele. Que o avanço da vida e a lenta aproximação das Queres, limite a nossa capacidade de amar, ficamos seletivos com quem devemos amar?

Menos amigos, menos parentes e uma só mulher. Eu pelo menos, aprendi a não me entregar de coração à novas amizades, escolho a dedo a quem me dou de coração, tive que arrancar com dor alguns falsos amigos, cirurgia invasiva, dolorida, mas necessária, já que estes deveriam morar em outro lugar, jamais dentro de mim. Parentes foram arrancados com as próprias mãos embora outros tantos fossem lançados, como outros amigos, na corrente sangüínea e dali filtrados e excluídos de forma fisiológica. Foi muito gratificante ver pessoas que não mereceram meu amor, no turbilhão do vaso sanitário e no caminho do esgoto.

Já os amores de quem tanto eu me lembrava, com a redução devem ter ficados perdidos imprensados e emparedados nas reduções.

Hoje pouco me lembro dos amores passados, a partir dos cinquenta, amo apenas uma, como se muito das minhas lembranças tenham todas acontecidas com ela. Filmes, situações e outras coisas que acontecem quando amamos agora quase sempre têm o mesmo rosto.

Engraçado, já que os cientistas não explicam as razões nem as conseqüência, apelas constataram, e só me resta especular, e assim sendo, acredito que aos cinquenta temos mais claras nossas certezas e já não precisamos de tanto coração....

O tempo não tem folga


O velho devorador de deuses, não folga, em seu passo miúdo e constante ele nunca interrompe a sua caminhada. E por onde passa, deixa a sua marca, nos lembra irremediavelmente que o tempo nos corrói e devora lentamente. Nós humanos nascemos para a morte e isto Cronos não se cansa de nos dizer em sua voz lenta, cansada e quase inaudível.

O tempo é invencível tudo que conhecemos, na curta vida humana, está condenado pela maldição de Cronos. Mas não é só isto, todo o universo está condenado por esta poderosa lei. As estrelas lutam contra a morte, os planetas e sóis também. Os deuses eternos e imortais precisam passar por uma renovação, antes que sejam esquecidos.

Cronos é invencível, perdeu seu poder sobre a terra mas manteve o seu poder sobre o Universo, e como a Terra faz parte Universo, ele continua causando o desgaste de tudo.

Os homens de Gaia, a Idade do Ouro eram imortais e viviam dos frutos da terra, mas Cronos com sua serpe, cortou a fertilidade do pai, e guardando profundos remorsos levou a morte para tudo o que vivia.

Mas podemos vencer o Cronos e seu arquétipo soturno e maligno como fizeram os romanos, trocando seu nome por Saturno, seu lar , o submundo, pelos jardins nas montanhas da Itália.

Saturno não é tão movido pelo remorso, ele usa a serpe castradora para podar e dar forma a criação, Saturno é o jardineiro, o agricultor em quem Ceres se espelha e que transforma a terra negra de Cibele em jardins e plantações. E juntos os 3 iniciam um novo ciclo para a vida e a semente, resto mortal da vida, se torna novamente a gênese.

Com Saturno o tempo não é maldição, mas sim a continuidade da vida. Saturno, Cibele e Ceres representam em Roma os mistérios que Deméter, Perséfone e Dionisio representavam em Elêusis: A Eternidade da vida.

Fevereiro é hora de reafirmar estes mistérios, Separando as sementes do milho que voltarão a terra, para novamente brotar e alimentar os homens e a criação no inverno. O fim da safra do verão prepara a safrinha de inverno. Assim como nós na maturidade preparamos nossos filhos para a continuidade. E eles acompanharão nossa morte para que renasçamos. O tempo já não mata, ele promove a vida assim como a velha estrela que morre para se transformar numa supernova e laçar no espaço os elementos da vida.

Saturno é o Cronos bondoso, que nos alerta para o milagre da vida.

Portanto, não importa quais sejam os nossos desejos, mas é hora de lançar sementes à terra, aproveitando as chuvas e o calor do final do verão. E é bom não esquecer, só colhemos o que plantamos, por isto que devemos escolher com carinho as sementes que vamos lançar.

Viva Saturno, Cibele e Ceres !!! Os que nos trazem os segredos da Vida.