segunda-feira, dezembro 01, 2008

Oferendas e Avisos

As Samiences

Brito e Nannoin, as duas samiences, não manifestam senão desprezo , às Leis de Afrodite: não penetram no seu templo e zombam das volúpias proibidas. Mostra o seu poder, ó Deusa, e pune aqueles que fogem de seus altares e desdenham de tuas alegrias.

Oferenda Rústica

Chamo-me Hermófilas, ó Deusa, e meu humilde trabalho é guardar bois. Minha noiva é a doce Eurínome, que enfeita os lindos cabelos com uma coroa de rosas.

Recebe dela ó Cipris, estes favos de mel dourado e da minha parte, este pequeno queijo.

A Vingança

Filina, também és amorosa? Conheces o terrível tormento das noites sem sono? Ou dormes, em teu leito tranqüilo, inconsciente do mal que me fazes?

Dia virá em que sofrerás as penas que sofro: as lagrimas crestarão as rosas das tuas faces, porque Afrodite me vingará – ela pune sempre as amantes cruéis.

Oferendas

Esta lindas sandálias enfeitavam os pés de Bitina; esta rede adornada de flores marinhas prendia os cabelos rebeldes de Filene; este delicado leque brilhava nas mãos de Anticléia; este fino véu que parece obra de uma deusa, protegia o rosto da bela Heracléia; esta serpente de ouro enrolava-se nos macios tornozelos de Aristéia.

Estas moças são amigas, tem a mesma idade e juntas fazem suas oferendas a Citeréia Celeste