quinta-feira, setembro 18, 2008

Nossa natureza


 Porque será que aceitamos os deuses na natureza e suas manifestações e ao mesmo tempo recusamos a aceitar as manifestações dos deuses nas pessoas.

Será porque consideramos a natureza que nos cerca como irracional e portanto não precisa ser politicamente correta?

Vejam assim, um raio pode destruir uma casa, matar uma pessoa ou detonar uma subestação da Eletropaulo, que tudo bem é uma fatalidade (de Fates, as Moiras) coisa do destino. Já se um filho de Zeus levanta a voz e discute ele é um grosseiro.

Todos admiram a primavera, com toda a natureza se enfeitando, para tudo ficar mais bonito. Ninguém reprova a Primavera. Mas se uma Filha de Afrodite acorda de baton, ou  como todo filho de Afrodite exercita sua sedução, o povo já vai dizer que é vaidade, luxuria... Principalmente os feios e sem graça, vão falar mal, dizer que a pessoa está se achando ou galinhando.

Hera pode perseguir com seus ciúmes todas as mulheres que se aproximam de Zeus e até causar desastres naturais com suas tempestades, mas a filha de Hera deve controlar-se, ou todos vão dizer que ela é exagerada ou psica.

Aceitamos os deuses como eles são sem reservas, porque então não aceitamos as pessoas, que são reflexo dos deuses. Tudo bem se um filho de Marte pareça um psicopata edipiano, ou que o filho de Hermes seja mentiroso e trambiqueiro. Eles são assim, iguais aos deuses que carregam em si.

Nesta nossa civilização Ocidental e Cristã, a natureza sempre foi colocada como uma inimiga que precisamos conter e subjugar, porém nem com toda tecnologia moderna conseguimos conter furacões, terremotos, maremotos, por que então esta necessidade de conter as pessoas, de fazer com que elas ajam contra a sua própria natureza?

Acredito que isto aconteça pela adoção do monoteísmo, onde o deus criador vive longe da terra e é um deus transcendente cujo o reino de glória não está no nosso planeta. Por isto qualquer lembrança dos antigos deuses é condenada, já que estes são forças que regem o planeta e nossas emoções.

Eu aceito que os monoteístas sejam assim, mas não consigo entender como as pessoas que optaram pelo paganismo, mantenham o mesmo comportamento, já que são características de deuses pagãos refletidas em seus filhos.

Por que será que mesmo no paganismo, não aceitamos as pessoas como elas são, e sempre esperamos que elas ajam como se todos fossem parte de um mesmo rebanho, todos ovelhas do senhor.

 

Pensem nisso antes de criticar o comportamento dos outros

 

Nenhum comentário: