Percorrendo os meandros viscerais até o âmago do ser humano, o inferno da mente. E dali retornar um novo ser, sem mais nenhum medo, vencendo as trevas da ignorância.
domingo, setembro 24, 2006
Até quando, Catilina
Em 64 a C. um inimigo da República reuniu em torno de si os descontentes e os miseráveis e tornou-se chefe de um partido revolucionário cujo programa era a redução das dividas e a partilha das fortunas. Mas cujos objetivos reais era uma ditadura e eternizar-se no poder.
"Lúcio Catilina, era de um grande vigor de alma e de corpo, porém de natureza má e depravada. Desde a juventude, as guerras civis, os assassínios, as rapinas tiveram encantos para e1e . . . Robusto de corpo, suportava a fome, as vigílias, o frio com incrível facilidade; quanto ao moral, era audacioso, astucioso, cheio de maciez, hábil em tudo fingir como a tudo dissimular, ávido dos bens alheios, pródigo dos seus, ardente nas suas paixões... Nada de excessivo, nada de inacessível havia que não atraísse constantemente essa alma insaciável. Depois da ditadura de Sila, ficara possuído do mais .violento desejo do poder supremo; e não tinha ele escrúpulos quanto aos meios de alcançá lo... No seio de uma cidade populosa e corrompida, Catilina, como era fácil, agrupara em torno de si, como satélites, todos os homens perdidos de devassidão e de crimes."
Contra ele, os moderados e os amantes da liberdade Republicana o maior orador e o mais fecundo escritor da literatura latina. Cícero escreveu contra Catilina quatro discursos chamados Catilinárias. Eis aqui o começo da primeira Catilinária que pronunciou em pleno Senado
"Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?... Aonde irão parar os arrebatamentos dessa audácia desenfreada? Nem a guarda que vela à noite no monte Palatino, nem os postos de soldados espalhados na cidade, nem o terror do povo, nem o concurso dos bons cidadãos, nem a escolha, para a reunião do Senado, deste lugar, o mais seguro de todos, nem os olhares, nem o rosto dos que te cercam, nada te desconcerta... ó tempos! ó costumes! o Senado conhece todas essas maquinações, o, cônsul as vê; e Catilina vive ainda.
ele vive? que digo eu? ele vem ao Senado... o seu olhar escolhe todos aqueles dentre nós que ele deseja imolar!"
Desconcertado, Catilina deixou Roma na mesma tarde.
Pena que em nossa Nova República, não se destacam homens honestos como Cícero, que lutou contra Catilina, César e Marco Antonio (sendo morto por ordem deste), pela manutenção da República. Pena que em nosso país a honestidade está em baixa nos homens públicos e o nosso povo mantido na ignorância, acreditando que a corrupção é natural na nossa República e em nada adiantará lutar contra a desonestidade.
Na falta de um Cícero, só nos resta parafrasear a ele, assumindo a crença de que as palavras são eternas e guiada pelos deuses. Na falta de um homem que desperte nossa República, clamamos pelas palavras imortais na esperança de que com elas, nos livremos do tirano desonesto e manipulador que nos leva a um período de trevas e para a ditadura da ignorância e da desonestidade.
Até quando, Lula, abusarás da nossa paciência?...
Aonde irão parar seus desatinos desenfreados, até quando irá repetir que não sabe de nada e que todos brasileiros são desonestos como a sua matilha, que sangra o erário, prejudicando aqueles a quem devias proteger. Até quando vais tentar nos impingir que a democracia não é uma coisa limpa!
Até quando veremos escândalos sucedendo escândalos e você repetindo que não sabe de nada ainda que seus agentes mais íntimos chafurdam na lama da corrupção?
Até quando o veremos se aliar ao que de mais podre em nosso mundo político?
Até quando veremos trabalho escravo no Brasil, crianças esmolando nos semáforos, homens puxando carroças catando lixo nas ruas enquanto vemos o presidente mentindo na TV afirmando que nunca se fez tanto pelos pobres e os bancos lucrando como nunca lucraram neste país?
Até quando, Lula?
Até quando Povo Brasileiro?
Se você concorda com isto que acabou de ler, e ainda acredita que nosso país tem jeito, e que a democracia deve ser limpa e transparente, junte-se a mim na defesa da República e repasse este Grito Ancestral, que ainda ecoa dentro de nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
ehehehe procurava pela carta de Catilina e encontrei teu blog! Perfeitas as colocações, mas uma dúvida me assombra a alguns anos: o voto ainda teria força para mudar essa situação?
Um grande abraço.
Alexandre.
Incrível como o discurso de Marcus Tullius Cicero ainda serve direitinho, 2074 anos depois! Boa sacada Gwydyon!
Só que chegamos ao tempo de ruptura, no qual, seguindo a lógica da Era da Informação e do Conhecimento, a história não deve mais se replicar... faremos uma nova história para a humanidade. É a política 2.0!
Seguindo sua recomendação, hoje, quase 4 anos após você publicar esta postagem, sinto que tenho obrigação em passá-la adiante. Confira: http://pulsoeletromagnetico.blogspot.com/2010/07/ate-quando.html
Cordiais saudações,
Ronald
Eveгyone loves what you guys are up toο.
Such clever wοrκ and covеrage!
Keep up thе gгeat wοrks guys I've added you guys to my personal blogroll.
Feel free to surf to my web page; V2 Cigs reviews
Veгу nіcе pοst.
I juѕt stumbleԁ uрon your weblog and wished to mention that
I have reаllу enjoуed bгowѕіng youг blog pοsts.
In аny саse ӏ'll be subscribing in your feed and I hope you write again soon!
Here is my web page: wiki.ohanda.org
First of all Ι want to say excellent blog! I had a quick question in
whiсh I'd like to ask if you don't mind.
I was interesteԁ to find оut how you center yourself and
clear your mind prior to writіng. I've had trouble clearing my mind in getting my thoughts out there. I do enjoy writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes tend to be wasted simply just trying to figure out how to begin. Any ideas or hints? Many thanks!
My web-site; click through the up coming document
Having read this I thought it was rather informative.
I appгеciаte уou sρending sοme timе and energy
tο ρut this cоntent togethег.
I onсe again find myself spending wаy too muсh tіme both reading anԁ leaving comments.
But ѕo what, іt waѕ still worthwhile!
Visit my webpage; v2 cigs reviews
Hmm is anyone else experiencing prоblеms wіth the images on thiѕ blоg loаԁing?
I'm trying to figure out if its a problem on my end or if it'ѕ
the blog. Anу rеѕponѕes ωould be greatlу apрrecіated.
Ϻy blog poѕt - mouse click the following post
whoah this blog is greаt i love reaԁing your
artісles. Stаy up the good work! Υou recοgnizе, a lot οf persons are looking аround foг this
information, yоu cаn help them grеаtly.
Herе is my homepage: visit the following website page
Hі there cоlleаgueѕ, itѕ enormous pοst
οn the toρic of cultuгeand
еntirelу eхplаineԁ, keep іt up
all the tіme.
My web-sitе; v2 cigs reviews
Fаbulouѕ, what a weblog it is! This ωebѕitе giѵes valuable
ԁata to uѕ, keep it uρ.
my webрage - http://www.sfgate.com/business/prweb/art...075176.php
Hey! I know this is kindа off topic but I waѕ wondering ωhich blog platfoгm аre you using
for this site? I'm getting sick and tired of Wordpress because I'ѵe
had isѕues with hacκerѕ and Ӏ'm looking at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.
my website ... sfgate.com
WOW just ωhat I wаs searching for. Came here
by searching for definir
Here is mу web-sіte :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php
I loved as much аs уou'll receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get bought an nervousness over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this hike.
Also visit my weblog; silk'n senѕepil hаіг гemoνаl
Hi, Neаt post. There's a problem with your website in web explorer, would check this? IE nonetheless is the market chief and a large component of folks will leave out your fantastic writing due to this problem.
my page :: www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm
Postar um comentário