quarta-feira, maio 07, 2008

Um Livro para mulheres,

Ou para Homens que gostam de mulheres

“Um dia, chegando bem tarde em casa, em Paris, encontrei na porta um livro grego, com os seguintes dizeres em letras maiúsculas: “PARA SER LIDO COM PRIORIDADE ABSOLUTA”. Peguei o volume e comecei a folhear as primeiras páginas. Quando o pus de lado, depois de ter lido até a última linha, vi que já amanhecera há muito, e eu ainda nem havia trocado de roupa! Um choque, foi realmente um choque! Finalmente, ali estava o livro esperado, desejado, o livro de um grego sobre a Grécia que não era um romance de tese nem guia folclórico, mas uma obra verdadeira, original, universal! Sim aquela obra que eu tinha nas mãos era o romance intitulado To trito stephani, “A terceira grinalda” – de casamento, de um desconhecido chamado Kostas Taxtsis. Era um romance que relatava a história de duas mulheres de meios muito diferentes, mas cuja vida, relações, encontros, obsessões, amores, ódios, diálogos e monólogos descreviam, com um sentimento de verdade atordoante, a vida de duas famílias gregas, em Atenas e em Salônica, antes, durante e logo depois da guerra. E isso num texto tão magistral e ao mesmo tempo tão fluido, que não se consegue largar o livro. Sim, uma obra prima.” Jaques Lacarrière, em Grécia um olhar amoroso pág. 524, Ediouro, Rio de Janeiro, 2003.

Amei este livro, ainda que não tenha conseguido ler inteiro ainda, (estou na metade)mas deu pra sentir que ele é fantástico, mostra mulheres em estado bruto com seus sentimentos a flor da pele, falando dos seus casamentos, filhos, traições e da vida que levam. Melhor do que as coisas psicológicas ou feministas que rodam por aí.

Um comentário:

([säm]) disse...

Eu ainda não li esse livro....mas acho que todo livro, e conversa, que não tenta te passar alguma coisa meio que de moral talz...mas que tem uma visão mais sincera das coisas, é mais fluido e mais gostoso^^E quando lemos sobre histórias de pessoas reais (com sentimentos, perturbações e defeitos)...parece até que além de viajarmos pra esse mundo em que as personagens vivem....nós dialogássemos com elas...e talz.