segunda-feira, outubro 25, 2010

Z (1969) Como eu gostaria que este filme não fosse tão atual

O filme já começa com a advertência
“Qualquer semelhança com eventos e pessoas da vida real não é coincidência. É intencional”.

Por causa do vigor de suas denúncias, o filme chegou a ser proibido no Brasil, na época da ditadura militar, e ficou proibido durante 10 anos e creio que se for relançado no Brasil, possivelmente será proibido novamente.

Embora Costa Gravas  fale sobre a militância a favor do bem-estar social, da liberdade, da igualdade e do respeito aos Direitos Universais do Homem, e das posições tomada no caso por um governo de direita militarista, podemos a qualquer momento ver as ações de um governo de esquerda como o governo de Cuba ou da Venezuela, ou até mesmo do presidente Lulla, com restrições a imprensa Livre e suas milícias de militantes violentos como vimos no caso da semana passada onde militantes petistas cercaram o candidato de oposição, que fazia uma passeata pacifica.

Um filme denúncia contra regimes totalitários, não importando a ideologia política, e que sempre será atual, pois combate e denuncia a luta tanto da direita quanto da esquerda contra a liberdade e a justiça e seus tiranos e regimes ditatoriais.

Assisti no sábado após 30 anos de ter visto a primeira vez, e novamente percebi que nem a direita ou a esquerda aceitam a luta pela liberdade individual e coletiva de seu povo.

Assistam ou revejam, caso não seja encontrado nas lojas ou locadoras é possível baixar na rede tanto o filme quanto a legenda

Nenhum comentário: