sexta-feira, março 24, 2006

Venerium, o Lance de Venus



Apesar de deturpado por quase dois milênios, o verdadeiro sentido da palavra venerium, não é sexual, ele significava para os romanos o melhor lance no jogo de dados, portanto um lance de muita sorte, um Royal Street Flash no jogo de dados, e conseguir um numa rodada era muito raro, só mesmo um amado de Vênus podia conseguir um deles numa rodada de dados.
Mas às vezes alguém conseguia mais de um o que era muito raro. Porém, se este ganhador se jactasse da sua sorte ou do amor da Deusa perdia tudo rapidamente. Porque Vênus não tem nada a ver com a sorte e para os deuses gabar-se e exaltar-se é a expressão da insolência, algo que é exatamente o contrario do espírito venusiano.
“Nec semper Veneris spes est profitenda roganti” Nem sempre a expectativa de Vênus é um convite declarado. O charme venusiano está nas palavras de Ovídio “Muitas cobiçam o que foge, e a quem as assedia oferecem destem”. Ele aconselha moderação silencio calma e cortesia, para os que querem se desenvolver na arte de amar.
A Anquises, pai de Enéas, a quem a deusa amou, ela tornou aleijado por ter se vangloriado aos amigos de se deitado com Vênus. Pompeu que se dedicou a Vênus Victrix, associada à vitória, inaugurando templos e cultos para sua protetora, porém de nada isto adiantou, quando seu inimigo foi César da gens de Iulo (Julia) o filho de Enéas neto de Vênus. Na véspera da batalha decisiva, sonhou que enfeitava o Templo de Vênus e percebeu que o sonho não lhe era favorável, trocou sua divisa “Vênus Victrix” por “Hercules Invictus” e perdeu a batalha de Farsalo.
César vitorioso, sabia que no charme venusiano, o próprio conceito de sucesso é fruto de encantamento, e em sua volta a Roma ao invés de fazer um templo para a Vênus Vitoriosa ele o fez pra “Venus Genitrix” a Vênus Geradora, a Vênus Mãe, numa demonstração clara, de que ele sabia, que a vitória é simplesmente uma conseqüência da proteção venusiana.
Os benefícios dados por Vênus de forma alguma depende de fatores aleatórios como a sorte ou o azar, mas sim de “Charme” (feitiço, encantamento) da Deusa que dá aos seus protegidos a certeza da vitória não importando o tipo de empreendimento.
A deusa protege aqueles que lhe rende culto, aqueles que fazem o veneratio ( veja em alguns post abaixo) não apenas se entregando totalmente a ela como também aqueles que se entregam totalmente ao amor, sem pudor ou medo, pois a beleza é a mãe do amor.
Vênus acolhe em seu seio aos amantes e jamais os desampara. Alimentando tanto a paixão quanto o restante da vida terrena, assim aos amados de Vênus jamais faltará teto ou comida. Porém para aqueles que se amedrontam com seus próprios sentimentos, fogem ou desprezam os presentes de Cipris, ela reserva dor e lagrimas.
Ciúmes em demasia ou desconfiança afrontam a deusa, já que a paixão é presente dela. Como num Veneratio, devemos nos entregar por inteiro e não nos preocuparmos com mais nada, pois ela cuidará de tudo. Mas como no jogo de dados devemos lembrar que o venerium, não acontece toda hora, e se esperarmos que ele aconteça sempre, cairemos na presunção que os deuses detestam e entregam a Nemèsis, aquela que exalta aqueles a quem vai derrubar.

Nenhum comentário: