quarta-feira, maio 03, 2006

Origem da Coroa de Ariadne

Ovidio - Os Fastos 8 de Março.






Logo à seguinte noite aparece a coroa da Cretense, infeliz mas venturosa,
Que a afronta de Teseu tornou deidade.

Abandonada pelo esposo pérfido,
esquecido do horrendo labirinto
E fio salvador, já engana Ariadne
Melhor cônjuge encontra em Baco; entre as delícias
Do leito segundo, alegre exclama:
- "E eu louca a prantear-me! oh! graças! graças
Perjúrio de Teseu!" [


Baco entretanto,
O seu Baco, o seu Líbero, o seu tudo,
O seu tão lindo dos gentis cabelos,
Houve de se ir a terras do Levante.
Foi, venceu Indos, regressou coberto
De oriental opulência.

Entre as cativas
Que traz de peregrina formosura,
Uma vem, que em beleza excede a todas,
Filha do rei vencido, e vencedora
Do próprio vencedor.

Amante esposa
Adivinhou seu mal, chora em segredo.
Anda ao longo da praia sinuosa,
Aflita, esparsa a cabeleira; a sós vagueia;
Solta ao frígido vento as mágoas ternas:

– "Ouvi segunda vez os meus queixumes,
Vagas do mar! bebei as minhas lágrimas
Segunda vez, areias desta praia!
Aqui mesmo hei clamado (inda me lembra!)
Vai Teseu desleal! Teseu perjuro!
Foi-se, vem Baco, e o seu exemplo imita:
Baco é perjuro, é desleal como ele.

"Posso hoje, como então, clamar: – Ai! loucas!
Não vos fieis, não vos fieis dos homens;
Sou de novo traída; é só diverso
O nome do traidor!

"Ai! por que, ó destino,
Me abreviaste a primeira desventura?
Se a deixasse correr... já no presente
Não existia a vítima!

"Tirano! Quem te pediu, quem te mandou salvar-me?
Em Naxos sepultadas minhas penas
Ficariam comigo!

"Ai! Baco! Baco!
Mais versátil que as videiras que te ornam!
Haver-te eu com tal júbilo avistado
Para chorar-te agora! ousaste, ingrato,
Vir com minha rival ante os meus olhos,
E a tão suave amor dar fim tão cruel?!

"Que é da jurada fé? que é desses votos,
Renovados por ti de instante a instante?

"Mísera! sempre, sempre iguais lamentos,
E sempre, e sempre em vão!

"Teseu culpavas,
Impunhas?lhe rótulo de falso,
E o foi; mas condenaste-te chamando-o.

"Ninguém saiba o que eu sofro; ânsias desta alma,
Devorai-me em segredo; que não digam
Que eu nunca mereci senão repúdios!

"Teseu mais que ninguém meu mal ignore;
Não quero que o malvado se glorie
De que um deus foi como ele!
A mim! a Ariadne
Rivais assim!


"Sem dúvida sou escura,
E ela branca de neve! o carão dela
Tenha-o quem me quer mal.

"Porém que importa?
Gostas do negro, apraz-te a escuridão.

"Furta o cândido corpo aos seus abraços
Se não queres tisnar-te.

"Oh! não prefiras,
Meu Baco, outra mulher à nobre esposa.

"Minha mãe foi de um touro enamorada;
De sua fronte cornífera a lindeza
A cegou; deu-lhe opróbrio esse transvio;
Tua fronte cornífera, meu deus,
Seduziu-me também, mas deu-me glória.

"Se me punes de amar-te é ser injusto;
Puni-te eu, quando amor me declaraste?

"Se ardo por ti, se me abrasaste e abrasas,
Que admira? não se diz que origem tua
Fora o fogo do céu? que à luz vieste
Pela paterna mão roubado às chamas?!

"Sou inda a tua Ariadne; a tua; aquela
A que os céus tantas vezes prometias;
Pelos céus, ai de mim! tenho este inferno!"

Calou. Baco seguindo-a ocultamente
Da esposa as mágoas lhe escutara;
Ei-lo em súbito abraço a aperta, a beija,
E com beijos as lágrimas lhe enxuga:

– "Voemos ao mais alto firmamento,
Os dois a par" ? exclama; ? "associamos
Cá, o amor; lá, até o nome associaremos:
Libero eu sou; tu, Líbera te chama.

"Agora que o teu ser vai transformar-se,
Penhor do afeto meu lhe ponho ao lado
A coroa dada por Vulcano a Vênus,
E por Vénus a ti."

Preenche o dito:
As nove* gemas que a marchetam, muda?as
Em nove estrelas, com que brilha a coroa.

* Erro de Ovídio ou no antigo céu de Roma sem iluminação se contavam nove onde hoje só se avistam sete estrelas?

Um comentário:

Anônimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»