terça-feira, março 31, 2009

Outono – Tempo de Maçãs


Sim, a onipresente maçã que durante todo o ano, freqüenta todos os rituais, celebrações e feitiços, como se fosse uma arvore perene que pusesse flores e frutos o ano inteiro.

Nos rituais de Outono, que como aprendemos na escola é o tempo das colheitas, nada mais alegraria Ceres que uma oferenda de maçãs. Isto seria correto, se Ceres/Deméter fosse a Deusa dos Frutos. Porém o que parece que muitos esquecem é que Ceres como o seu próprio nome indica é a deusa dos Cereais, dos grãos, alimentos e não a deusa da sobremesa.

Mas a maçã é tão linda, vermelha como o fruto do pecado, também é ofertada a Afrodite, a Deusa da beleza das delicias e das doçuras e que por isto também não vai gostar da acidez da maçã, principalmente destas maçãs nacionais pequenas e ácidas.

Também, não sei porque, as maçãs estão presentes em todos os feitiços, acredito que seja uma influencia da madrasta da branca de neve, que era bruxa e como o neopaganismo, segundo dizem está ligada a bruxaria, isto explica a universalidade da maçã no paganismo moderno.

Porém o que todos esquecem é que a Maçã é fruta de verão, a safra das maçãs, aquelas vermelhas e lindas acontece no hemisfério sul nos meses de novembro e dezembro e geralmente são resfriadas e congeladas para serem vendidas durante o ano inteiro. Em março temos apenas as maçãs Fuji e Gala, também conhecidas como Maçãs brasileiras.

Oras, a macieira é originária de regiões de clima frio e exige temperaturas baixas durante o período que antecede o florescimento, para que ocorra a indução de floradas abundantes. Como então estas maçãs brasileiras dão frutos no final do verão, simples foram modificadas geneticamente através de enxertos e adaptações. Portanto, não foram criadas pela natureza.

A bruxaria segundo dizem é a religião da natureza, a grande mãe. Como então é possível que se ofereçam de volta a esta força criadora Frutos que passaram meses congeladas, ou que não se adaptariam ao nosso clima?

Mistérios profundos do paganismo nacional, possivelmente classificados como segredos de iniciação.

Nenhum comentário: