sexta-feira, julho 30, 2010

Hipocrisia Ecológica (1)

Sacolas plasticas de supermercado

Não que os militantes ecológicos, não tenham uma certa razão para comemorar , afinal uma vitória é sempre uma vitória,  mesmo que seja uma Vitória de Pirro*


 Todos comemoraram a lei que no Rio de Janeiro proíbe aos supermercados oferecer saquinhos plásticos para carregar as compras. Legal, sacos plásticos demoram para se decompor na natureza e tal e tal...

Não usar os sacos plásticos é realmente uma atitude ecológica, teve até a campanha de Radio “Saco é um Saco”, com a Xuxa Meneghel e a Maitê Proença patrocinada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Fato comemorado por Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, que acredita que a adesão de artistas na campanha ajudaria a conscientizar os brasileiros.
Proibindo os supermercados distribuir as mal faladas sacolinhas, resolvemos o problema do lixo não reciclável? É claro que não, afinal, devemos levar nosso lixo até a porta da rua, onde os coletores de lixo o recolhem. E como os levamos? Não podemos carregar nosso lixo orgânico com as mãos e empilharmos na porta de casa, mesmo porque isto deixaria nossas cidades ainda mais sujas e com certeza aumentaria a já desproporcional população de ratos e baratas.
Se não me engano existe lei que nos obriga a colocar o lixo em sacos plásticos para coleta, ops...



Se somos obrigados por lei a colocar o lixo acondicionado em sacos plásticos para a coleta, e os supermercados são proibidos de nos oferecer sacolas plásticas, com as quais usamos para colocar o lixo na porta, teremos que comprar nos próprios supermercado sacos de lixo, como aqueles pretos, que são mais grossos que as tais sacolinhas, ou seja trocamos as sacolinhas de plástico fininhas, pelos sacões de lixo mais grossos e maiores. A natureza ganha o que com isto? Nada, os sacos plásticos vão continuar a ser jogados nos lixões e aterros sanitários.
Quem ganha com isto? Os supermercados que passam a vender o que antes davam de graça.
Uma outra desvantagem de se colocar o lixo nos sacos pretos e grandes, é que usando as sacolinhas de supermercado dividimos melhor o lixo, e os catadores de lixo que passam com as suas carrocinhas, escolhem o que querem levar apenas apertando as sacolinha, percebem o que é papel e o que lixo orgânico. No saco grande, eles são obrigados a abrir o saco e a espalhar nosso lixo pela calçada.

Portanto, foi uma vitória da Natureza ou do Lobby supermercadista, que só fará o que estes empresários sempre fazem reduzir seus custos e aumentar o lucro.
Então ministério do Meio Ambiente?  É pra comemorar, ou se perguntar quem levou grana nisso???

*Para quem não conhece, Pirro era um rei grego que derrotou duas vezes os romanos, e com isto arruíno-se irremediavelmente, já que não tinha como continuar lutando, pois o custo destas vitórias em homens, destruiu seus exércitos enquanto os romanos recebiam mais reforços. Ganhou duas batalhar e perdeu a guerra.

2 comentários:

Cris Guimarães disse...

Essa lei absurda é exatamente isso, lobby misturado a falácia em ano eleitoral. O pior é que tem muita gente apoiando essa aberração achando que está ajudando a natureza. O povo é burro mesmo, pior é que pessoas teoricamente mais instruídas e cultas são as que mais apóiam...

Cezar Drake disse...

na verdade era só fazer as contas de quanto custou a campanha de radio, com a Xuxa e a Maitê, ainda que elas tenham feito de graça, sobra produção e veiculação, pra saber que um ministério pobre como o do meio ambiente, gastaria seu dinheiro em coisas mais urgentes e necessarias de imediato.
Portanto quem pagou isto senão um lobby com interesses no assunto