sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Castor e Polux - Os deuses dos bipolares.

Castor e Polux - Os deuses dos bipolares.
Pois é a mitologia grega tem deuses ou abstrações para todos e pra tudo. Até mesmo os bipolares têm uma divindade só para eles.
Embora na antiguidade os Dioscuros, fossem os protetores dos marinheiros e dos soldados, a bipolaridade deles como deuses já era muito clara.
Para quem não conhece a história destes dois segue um pequeno resumo: Eram filhos de Zeus e Leda, assim como Helena e Clitemnestra. Diz o mito que leda ao ser possuída por Zeus, já havia tido relações sexuais com seu marido, e assim ela botou dois ovos de um nasceu Helena e Castor, filhos de Zeus e do outro Polux e Clitemnestra.
Castor e Polux eram inseparáveis desde o nascimento até a Morte, viveram muitas aventuras, como a viagem junto aos argonautas, a caçada do Javali de Calidon e a libertação de Helena, raptada por Teseu entre outras tantas, em vida eram o símbolo da juventude bem vivida e da união, já que ambos eram excelentes guerreiros e sempre lutavam juntos.
Mas é na vida eterna que se tornam os protetores dos bipolares, já que Castor era imortal, e Polux não. Quando Castor morreu Zeus imediatamente fulminou seu assassino e levou - o com as próprias mãos para o Olimpo. Lá chegando Castor não se conformou por se tornar um imortal e seu irmão seguir para as profundezas do Hades. Falou com seu pai, pedindo o destino dos homens, já que não queria passar a eternidade sem seu irmão. Compadecido pelo amor fraternal, Zeus não podendo burlar o destino de ambos, dividiu a imortalidade entre ambos em uma divindade chamada os Dioscuros (filhos de Zeus). A cada dia um dos irmãos assumiria a imortalidade, se hoje Castor era deus, amanhã Polux o seria.
O que Zeus não atentou, foi que apesar de serem irmãos e inseparáveis, eles eram muito diferentes, quando um era lanceiro o outro era cavaleiro, enquanto um era pugilista o outro era espadachim, como Apolo e Dioniso, que eram opostos complementares, assim sendo, eles não poderiam mesmo ficar separados, pois a separação reduziria ambos a metade, somente juntos se completavam.
Para nós mortais que precisamos dos deuses, o culto aos Dioscuros é feito com muito cuidado, pois nunca sabemos se pedimos a Castor e a Polux, e não sabemos também quem nos atenderá? Pois eles morreram muito jovens, e por isto mesmo depois de mortos, não perderam o espírito brincalhão e irresponsável da juventude, e resolveram entre eles, não seguir a divisão feita por deus, e deixaram de fazer a troca diariamente, já que neste momento que efetuavam a troca, podiam se ver e falar.
Com isto os gêmeos, fazem conosco o que todo o gêmeo idêntico faz, nunca nos deixam saber quem é Castor e quem é Polux e em alguns dias fazem esta troca varias vezes, confundindo ainda mais os seus devotos.
A única maneira que seus fieis encontraram para louvá-los individualmente é usarem colunas gêmeas com barra os ligando em cima e embaixo, nomeando cada coluna, assim se o pedido for pra castor, a oferenda será depositada junto a coluna dele, o mesmo acontecendo se a escolha for Polux.
Portanto, meus caros Bipolares, abandonem os remédios de Tarja Preta e rendam-se aos encantos e poderes destes dois deuses que são um só e sejam felizes como eles foram e são. Nada pior que ficar dividido.

3 comentários:

Bruxa Horus disse...

Obrigada amigo,rsss

Unknown disse...

Muito intetessante, parabéns.

Unknown disse...

Leiam Timóteo 2:5 e tenham a verdade a este respeito,ou Eclesiastes 9:5 e 6 e verão a quem de fato devem adorar e prestar ofertas .