sábado, maio 12, 2012

Não podemos aceitar e nos conformar... É preciso agir!



Impossível descrever a sensação, de voltar para casa, que em nossa cabeça é o refugio seguro, para este mundo inseguro e ao invés da tranquilidade habitual encontramos esta nossa fortaleza e abrigo devastado por vândalos. Como se vivêssemos na antiguidade e voltássemos de uma viagem e encontrássemos nossa aldeia incendiada e nossos bens saqueados e nossos amigos e parentes desaparecidos.

Como todo brasileiro, tenho medo da insegurança das ruas, principalmente por já ter sido assaltado a mão armada. Mas mesmo tendo passado alguns minutos com uma arma apontada para meu rosto, nunca senti tamanha insegurança. Eu tinha tanta confiança na segurança do bairro, que nas estatísticas policiais, é um dos mais seguros de São Paulo, nunca fechei a porta com as fechaduras extras com chaves tetras, simplesmente fechava a porta com a fechadura simples. Sentir que qualquer um poderia ter entrado na minha casa comigo dormindo, foi como acordar de um pesadelo.

Por tudo que senti e pela perda de objetos que tinham além do valor financeiro, um grande valor sentimental e que eram utilizados para trabalhar e me divertir, como o notebook que utilizo no trabalho e câmara fotográfica que é quase um vicio, pois fotografo praticamente todos os dias, das plantas que florescem na minha área de serviço, ao amanhecer e por do sol e as noites enluaradas. Relógios que estavam comigo há mais de vinte anos.

É por isto que corri para a delegacia, fazer o boletim de ocorrência, para que pelo menos este assalto aparecesse nas estatísticas policiais. Infelizmente vivemos tal insegurança que uma invasão de domicilio e furto, não é considerada como grave em comparação com os crimes que ocorrem na cidade. Senti que não teria o empenho da policia em buscar estes assaltantes, afinal não houve mortos nem feridos.

Não consegui ficar em paz sabendo que a impunidade destes criminosos estaria assegurada, até que um dia matassem alguém. Procurei alguns amigos e através deles tive um contato com a produção do programa “Brasil Urgente“ da TV bandeirantes do apresentador José Luiz Datena, que imediatamente se interessou por exibir os vídeos das câmaras de segurança da porta e portaria do edifício, que mostra claramente os assaltantes. A exibição do vídeo na TV, pode fazer com que estes assaltantes sejam identificados e denunciados pela população.

A equipe do Programa, com o repórter Lucio Tabarelli  acabou de sair de casa, colheram os vídeos e dei uma entrevista sobre tudo isto que senti, pois não podemos nos esquecer que esta violência psicológica que passei é tão sofrida que a própria violência física, e talvez os seus resultados faça que cada vez que eu voltar para casa, sinta receio de colocar a chave na fechadura, e a imagem de minha casa devastada permaneça muito tempo em minha mente. Senti-me melhor após a entrevista, pois agora sei que existe uma possibilidade de que estes marginais não fiquem impunes.

Se todos os brasileiros, agirem assim, não aceitando mais a insegurança que hoje faz parte do nosso dia a dia, poderão consertar o Brasil. Existem dezenas de movimentos contra a corrupção e pela moralidade que tenho participado sempre que posso, e que agora vou participar mais ativamente pois apenas com a população indignada com este estado de coisas, poderá mudar a postura política que impunidade e o crime façam parte do nosso cotidiano.

Convido a todos a assistir hoje ao programa “Brasil Urgente”  na TV Bandeirantes não apenas para ouvir minha entrevista como também olhar as imagens e quem sabe reconhecer um dos assaltantes.

·  18:00 Brasil Urgente
Informativo com linguagem coloquial e opinativa com flexibilidade e dinamismo, dando prioridade aos temas do cotidiano de cada cidadão. O foco é a segurança, a saúde, o trabalho, a mobilidade, o comportamento.
·  18:50 Brasil Urgente - SP
Para São Paulo o programa segue até a entrada do Jornal da Band. São mais 30 minutos de noticias sobre a vida na maior cidade do país. 


Nenhum comentário: