sexta-feira, outubro 17, 2008

+ Epigramas Amorosos

Em dia corrido de Pai da Noiva, não posso deixar de louvar Afrodite com versos escritos há dois mil anos.

Que ela traga e ofereça a minha filha Ariane todos os seus dons.

E que Hera proteja este casamento.

A Ametista

Ametista! Engastada em Ouro, esta pedra translúcida tem o poder de trair os homens que

vogam a distancia, ao sabor das ondas, e de seduzir as crianças recém-saídas da câmara materna.

Foi uma nigromante de Larissa quem deu a Nikô. Envolvida em lã purpúrea de uma ovelha,

oferece Nikô à terna Afrodite.

Nossis

Nada é mais doce que o amor. A felicidade que ele nos oferece é a maior de todas.

Por vezes minha boca desdenhou até o mel.

Assim fala Nossis. Quem não desejou Cípris, ignora que flores são as rosas.

O Cinto

Rodante, a divina criança, não ousava beijar-me os lábios. Era ainda tão tímida!

Desapertando o cinto, ela atirou-me uma ponta, que eu segurei. Em seguida,

Cobriu o cinto de ternos beijos. E meus lábios sedentos restituíam de longe estes beijos.

Este jogo me consolara um pouco. O delicado cinto era como um regato, onde ria uma onda amorosa.

Melíssias

Melíssias despreza o amor. Todo o seu corpo grita, portanto, que mil flechas o feriram.

Ela anda a passos agitados, incertos; tem a respiração ofegante e um brilho estraqnho nos olhos fundos – brilho que se extingue de súbito para reaparecer um instante depois. –

Ò desejos, por vossa mãe Citeréia, queimai, queimai a criança rebelde, forçando-a a não mais negar que está amando.



Nenhum comentário: