sexta-feira, novembro 07, 2008

Epigramas, não tão amorosos.

É claro que numa coletânea de epigramas não veremos apenas a felicidade do amor, vemos também o amor que dói, que mata ou faz sofrer, vamos ver algumas dores de corno gregas, e por serem gregas também são trágicas.

Zeus Enamorado

Não houve namorado mais lamentável que Zeus, para amar Danae se transformou em Ouro, para Sêmele, touro, com Leda cisne: Nunca foi amado por si mesmo. E como foi triste sua sorte na noite que para agradar Acmena, se viu obrigado a mais dolorosa transformação, transformou-se no seu esposo querido.

Ródope

Ródope me repeliu! Quero rasgar este vestido, enfeitado com uma faixa púrpura. Meus cabelos cairão em desordem. Não cuidarei mais das mãos, e minhas unhas se tornarão garras.
Com estas garras ferirei os olhos. Eles já não vêem Ródope: Cessem, portanto, de ver a luz da Aurora.

A Velha

Ah, o ciúme e a inveja não nos permitem sequer uma simples conversa á toa; nem a linguagem furtiva dos olhares. Uma velha maldosa ali está, a espionar-no incessantemente. É mais feroz que o vaqueiro de olhos inumeráveis que montava guarda Io filha de Ínaco. Fica-te aí, velha, a espiar-nos; é em vão sua que te fadigas; teu olhar não penetrará jamais no fundo do nosso ser.

Sobre a Morte

Se os mortais pudessem comprar a peso de ouro Alguns instantes de vida, eu conseguiria grandes riquezas, e quando a morte passasse por mim, poderia dar-lhe dinheiro e gritar-lhe: - Vai-te embora. Mas não podemos comprar a vida. De que serviria o ouro? Todos temos que morrer. Porque perder tempo com esforços inúteis? Prefiro beber com meus amigos. Tragam-me um vinho perfumado! E tu, jovem amiga, vem pra mim, para que possamos honrar a divina Afrodite.

O Corvo Branco

Procura outra presa, Mesnéstion. Não sou caça que te convém. Prefiro as maçãs bem maduras. O fruto que desejo colher amadurou no mesmo verão que eu.
Tu me seduzires! Creio que te seria mais fácil ver um corvo branco.

Corina

Não cairei nunca em forma de chuva de ouro. Outro se transforme em touro ou em cisne de voz melodiosa. Deixemos tais brinquedos para Zeus. Dou a Corina os seus dois óbolos, e assim posso conservar minha agradável aparência.

Sim

Sim, pela cabeleira amorosa de Rodante; sim pela carne perfumada de Mírtis; sim pelos braços tentadores de Ílias; sim pela voz encantadora de Teano; Sim pelo olhar luminoso de Filina – asseguro-te, Eros que escapa de meus lábios um leve sopro, que vai se perder. Se o perceberes, não compreenderás a minha queixa.

Não

Não pela cabeleira de Timo; não, pelo gracioso pé de Heliodora; não, pelo olhar de Anticléia, ternamente risonho; não, pela fronte florida de Dorotéia – não, tua aljava, Eros, já não esconde nenhuma flecha: todas voaram contra mim, e todas me feriram.

Nenhum comentário: