segunda-feira, setembro 13, 2010

Ágora


Esperei muito para encontrar este filme para baixar, nas primeiras vezes no ano passado, só encontrava versões filmadas nos cinemas, com uma péssima qualidade.

Acabei esquecendo e neste fim de semana lembrei-me dele. E quando procurei encontrei uma versão excelente, as legendas também estavam boas e bem sincronizadas.

Valeu muito à pena a espera, há muito não via nada tão bom sobre a conquista do cristianismo sobre as religiões antigas.  Mostra toda a intolerância cristã e o inicio do que vemos até hoje, a briga do cristianismo contra todo e qualquer avanço da ciência.

Num mundo dividido  na virada do Século IV para o V entre os anos  355 e 415e Alexandria é a cidade da tolerância, onde as religiões convivem e a ciência avança. Nesta época Santo Agostinho escrevia próximo dali em Hipona suas “Confissões” e nono de Pánopolis escrevia o ultimo grande poema épico pagão as Dionisíacas.

A biblioteca de Alexandria era um centro de estudos e divulgação do saber dirigido pelo filósofo Theon, o último diretor da Biblioteca e Academia. O filme conta parte da vida da filha deste, a filósofa Hipátia de Alexandria.

Com cenários maravilhosos e uma produção impecável de época, as imagens do final da antiguidade contrastam com o linguajar moderno da intolerância religiosa das religiões monoteístas de hoje. O que creio tenha sido a razão da falta de divulgação do filme no Brasil, dominado pelo cristianismo intolerante dos evangélicos, que trocam votos dos seus fiéis por benesses do governo e não a aprovação de vários projetos que desagradam os religiosos, dificultando a aplicação total da nossa constituição laica.

É lastimável, ver que depois de mais de um milênio continuamos seguindo a intolerância dos primeiros cristãos, no que concerne aos avanços da ciência e a as opções individuais das pessoas.

Um grande Filme, para baixar gravar, ter e ver para ver infinitas vezes, para não esquecer jamais, que o amor pregado por Cristo foi tão deturpado por seus seguidores em sua busca pelo poder.

O que mais me pesou, foi ver que sem a interferência da igreja cristã nascente nas teorias de Hipátia, teríamos adiantado o conhecimento que hoje temos em pelo menos 1400 anos. É que certamente isto ocorreu não apenas com a astronomia, mas também com a medicina e outras ciências.

Procurem ver!

Um comentário:

Marinheiro disse...

Bela descrição! ja estou procurando-o!!