segunda-feira, maio 09, 2011

Dialogo 12: De Afrodite e Eros


(Do livro Dialogo dos Deuses de Luciano de Samósata)


Afrodite
(num tom repreensivo)Ó Eros, meu filho! Olha para aquilo que estás a fazer! Não estou só a falar da sua conduta na Terra – persuadires os homens a fazerem muitas coisas contra eles próprios e contra os outros – mas também o que fazes no Céu – Apresenta-nos Zeus sob muitas formas, transformando-o no que te apetecer; a Selene, fazê-la descer dos céus; a hélios, obriga-lo alguma vezs a retardar-se com Climene, esquecendo de conduzir seu carro! Até a Mim, a Tua mãe, tu tratas com insolência e comete atrevimentos...
Então tu, ó malvado sem comparação, até a própria Reia, já velha e na qualidade de mãe de todos os deuses, tu a induziste a nutrir um amor juvenil e a desejar aquele rapaz frigio e agora ela, enlouquecida por ti, atrelou os Leões e, na companhia das coribantes (elas também enlouquecidas) dão voltas ao Ida para cima e para baixo, enquanto ela grita por Atis, no que respeita as coribantes, por seu turno, um,a delas transpassa o cotovelo com uma espada, outra, toca o corno;outra ainda ribomba o timbale; outra faz ressoar o címbalos, em suma no Ida, tudo é ruína e loucura.

Agora eu que concebi uma tamanha peste, temo que Reia, nun acesso de loucura, ou a libertar-se da insanidade e voltando a ser novamente ela própria, mande as coribantes agarrarem-te para te despedaçarem ou te lançarem aos leões! Receio estas coisas, ao ver-te aventurares-te desta forma.

Eros
( num tom calmo) sossega mãe, que eu já estou familiarizado com os leões! Algumas vezes, montado nas suas costas e segurando suas jubas, conduzo-os. Eles acariciam-me deixam-me passar a mão pelo focinhoe restituem-ma intecta, depois de ma terem lambido.
Acaso Reia vai ter tempo pra mim, quando está ocupada por inteiro com Átis?! E além disso, que faltaé que eu cometi ao mostrar-vos onde estão as coisas belas? Não cedam vocês à beleza! Nem venham agora a culpar-me disso. Ou tu não queres mais, ó mãe, continuar a amar o Ares, nem que ele continue a amar-te?

Afrodite
Como és hábil e consegues sempre sair a ganhar de todas as situações! Mas um dia hás de lembrar das minhas palavras.

Nenhum comentário: