quinta-feira, novembro 22, 2007

O Rapto de Ganimedes

Júpiter foi, Júpiter é, Júpiter será! Ave Júpiter!
O Rei dos Deuses ardeu de amor pelo frígio Ganimedes, da linhagem Príamo, e viu em si algo que não vira antes, algo que ficara perdido no passado, já que se criara isolado e escondido. Viu o que jamais vira em si próprio, a beleza da juventude e se apaixonou pelo que podia ter sido.
Criado para vingar sua mãe que não pode lhe dar afeto, pois devia ignorar sua existência ou nada do planejado seria concluído. Júpiter não teve infância ou juventude, nascera para ser responsável, devia destronar Saturno, libertar seus irmãos, governar o mundo e espalhar seu sagrado sêmen criando linhagens capazes de governar os homens. Nunca pudera amar sem o compromisso de fertilizar, nunca pudera irresponsável, ser fecundo era sua sina.
Porém quando o mundo estava pronto, vencidos os Titãs, Gigantes e Tifon, o Olimpo povoado de Deuses que controlavam todas as forças de Gaia e a raça dos Homens tinham líderes capazes de leva-la a um glorioso destino, no momento que suas paixões se acalmavam. Ele relaxou e se esqueceu que a ultima flecha, das doze douradas que Cupido reservara para si, ainda não fora disparada, ele olhava e admirava a sua criação, quando seus olhos pousaram em Ganimedes, que pastoreava o gado de seu pai Trós.

Observava a graça do caminhar despreocupado do rapaz, o seu andar suave e sua corrida de ninfa que parecia flutuar sem quase tocar o chão. O corpo esguio e seus cabelos abundantes, que escapavam do gorro frígio que cobriam o alto da cabeça, flutuavam ao vento. O Ilíada tinha a carne macia e a pele sem jaça, como o das deusa e gestos suaves enquanto dançava ao som da flauta dos pastores que seus lábios tocavam suavemente.
Admirado e elevado com sua criação, desculpava todos os erros humanos que seus filhos cometiam, por este que lhe parecia a glória de todos os humanos e que só se repetiria dali a poucas gerações em Páris, nascido da mesma estirpe. Enquanto divagava, descuidou-se e não percebeu que o pequeno demônio que tinha poder sobre os deuses e os homens, beijava a última flecha destinada a Júpiter, aquela que faria com que ele fizesse o que nunca havia feito, esquecer a sua natureza procriadora, ser irresponsável com seu próprio destino e a amar sem procriar. E antes que se desse conta, Cupido disparou sua flecha mais cara, a que subverteria a ordem do cosmo direcionado ao coração do maior dos saturnidas, o trovejante Júpiter.
O Deus dos Relâmpagos Noturnos (Iupiter Summanos) não esbouçou nenhuma reação ao ser atingido no peito, apenas suspirou, e num rompante criou asas e transformado em uma águia se precipitou dos céus num vôo rapace e raptou o pequeno troiano, levando-o ao cume do monte Ida onde ficava o templo de sua mãe e lá paralisou todo o universo para desfrutar sua presa.
Voltando a sua forma sobre humana, Júpiter se dirigiu a Ganimedes com esta fala:
- Ea, Ganimedes; já que chegamos onde eu tinha imaginado, me dá um beijo agora, para que vejas que não tenho bico encurvado, garras afiadas e nem tampouco asas, como me apresentei a ti, com aspecto de pássaro.
- Homem ! não eras uma águia a um momento atrás quando me raptaste do meio de meu rebanho? Como te caíram aquelas asas e te apresentas diferente agora?

- Menino , não estas vendo um homem, nem viste uma águia, eu sou o deus de todos os deuses, que me transformei oportunamente.

- É o Senhor? O Senhor afirma ser aquele que ainda outro dia que fez chover granizo sobre o meu rebanho matando algumas ovelhas? É aquele de quem dizem mora nas alturas e que faz tanto barulho com suas trovoadas? A quem meu pai sacrifica meus melhores carneiros? E se é assim, que mal eu lhe fiz para que me tire do meu rebanho, deixando meus carneiros desamparados e assustados? Ah senhor dos deuses! Por favor me devolva rapidamente para que eu proteja o rebanhos antes que os lobos caiam sobre eles como caístes sobre mim!

- Você se preocupa com os carneiros, quando já te fiz imortal e que agora e um dos deuses? - Disse sorrindo o Trovejante.
- Como? Quer dizer que o senhor não vai me devolver para a terra? - Assustou-se o ilíada.
- Claro que não! Afinal por que eu me transformaria inutilmente em águia? Oras garoto tenho mais o que fazer além de assustar meninos, por mais lindos que eles sejam...

- Que merda! Logo meu pai vai me procurar e quando me encontrar vai me dar uma dúzia de cascudos por eu ter abandonado o rebanho, ale das broncas que receberei da minha mãe.
Não é possível. Como ele iria te achar ?

- Vamos fazer o seguinte, disse o garoto, Se o senhor me devolver agora, eu prometo que separo meus melhores carneiro e faço um grande sacrifício para o Senhor. Tenho quatro carneiros de três anos que são maravilhosos...

- Para com isto menino bobo, pare de ser inocente! É simples, entenda o seguinte, eu o Senhor de todo o mundo te raptei e não vou te devolver. Olha, Ganimedes, se despeça dos campos, dos rebanhos e se esqueça da vida que você levava, porque agora você é um Deus imortal e tenha certeza teu pai, sua mãe e até mesmo os idiotas dos seus carneiros irão se beneficiar muito mais da sua divindade, do que simplesmente desfrutar da sua companhia humana. Poderá fazer muitos favores para sua pátria, para o seu pai e alem de tudo dos céus será muito mais fácil cuidar destas ovelhas.
- Hunmn pensou o garoto.
- E pode se esquecer de tudo que comias, não vai mais se alimentar de queijo e leite, a partir de agora você vai comer Ambrosia e beber Nectar, que você mesmo servirá aos deuses. Acorde agora você é um Deus! E vou fazer com que sua estrela brilhe com muita formosura, você não vai envelhecer, não vai mais se cansar, e nunca vai morrer. Em outras palavras você vai ser feliz muito feliz.
- E quando eu sentir vontade de jogar e brincar? quem vai brincar comigo? Nas encostas do Ida éramos muitos da mesma idade, tem meninos no Olimpo ?
- Cupido vai brincar com você e também Juventa. Bem creio que existem vários deuses que vão gostar de você e não deixaram de jogar contigo.

- E no que vou poder ser útil ? tem rebanhos no Olimpo?

- Não, você vai nos servir vinho, néctar e guardará a ambrosia, você vai cuidar dos banquete e vai ter a ajuda de Juventa, aquela quem vocês chamam de Hebe.
E com quem eu dormirei a noite, estou acostumado a dormir abraçado com as ovelhas, que eu vou abraçar ? Cupido ?

- Não ! é precisamente por isto que te raptei, você vai dormir comigo, vamos dormir juntos!
O senhor já não é adulto? Porque precisa dormir com alguém? Porque prefere comigo?
- Oras, porque você é um menino lindo Ganimedes.

- De que adianta minha beleza se o senhor vai estar de olhos fechados, dormindo.
Ganimedes, sua beleza me enfeitiçou e e vou te ensinar algumas coisas que farão que durmamos mais tranqüilos.

- Tranqüilos ??? vou logo avisando: meu pai, se irritava comigo sempre que eu ia dormir na cama dele, dizia que não conseguia dormir comigo, dizia que eu dava voltas e mais voltas na cama, falava dormindo e lhe dava patadas e chutes enquanto dormia. Sempre que eu ia pra cama dele ele me levava pra cama da minha mãe. E continuou:

- Se foi pra isto que o senhor me raptou, é bom me devolver agora, antes que me atires do céu por seus problemas com insônia, porque sem duvida eu vou molesta-lo dando voltas sem para na cama.

- È isso precisamente o que eu quero que me descubra e me acorde varias vezes por noite, para que eu te abraces e beije a noite toda.

- Então o senhor já sabe... não vai reclamar depois. E eu tenho sono pesado e vou dormir enquanto o senhor me abraça e beija.

- Então você já sabe o que deve fazer. Vamos para o Olimpo, onde Mercúrio, vai lhe dar o Néctar e a Ambrosia e lhe ensinar a servir e como me oferecer as taças... o resto vamos aprender á noite... vai ser divertido eu lhe prometo.

- É bom que seja, porque se eu não gostar vou chorar e fazer bico e minha mãe disse que fico muito feio quando fico irritado e faço bico... aí... o senhor vai Ter que me por no colinho e me fazer muito carinho...
- E seguiram juntos pelos ares em direção ao Olimpo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!!! Nossa!!! Acabando com as histórias da mitologia grega... O dialogo foi patetico... rsrsrs

Cezar Drake disse...

Augusto é uma pena que você conheça tão pouco, pois o dialogo patético, foi inspirado no livro IV do Diálogos dos deuses de Luciano de Samósata, autor grego do período Romano.patético é achar que alguem acaba com a mitologia sem ter o conhecimento suficiente para faze-lo

Anônimo disse...

Olá...

Se o dialogo não tivesse tão atual seria bem legal...

O post pode ser inspirado em qualquer livro, mas tem que ser bom, não adianta colocar que foi inspirado no livro IV... Não sei se já leu Aristófanes, tem um livro "As Aves" super interessante, mas vai ler ele com o dialogo atual, é patético como seu post.

Gaby disse...

Acho que não deveria ter dialogos, quebrou um pouco o clima de mitologia antiga baseada ou não em dialogos da época. Deveria ter focado mais na vida anterior e pouco pós o rapto do Ganimedes. Ainda assim, a historia dele é incrivel.

Cezar Drake disse...

Gaby, como eu já disse este post é uma tradução livre do 4º dialogo dos Diálogos dos Deuses de Luciano de Samósata do seculo II da nossa Era.
portanto seria estranho tirar o diálogo, já que este é a proposta do autor que viveu há 1800 anos.

joaquimpinto disse...

A estátua o rapto de Ganimedes, que
esteve até á pouco tempo no jardim
da Praça da Republica,foi mudada
á pouco tempo para o jardim da
Cordoaria,está situada frente á
antiga cadeia da Releção do Porto.

Anônimo disse...

Cede insaniae, id est ocius foras exi!

Anônimo disse...

Esse conto fez minha madrugada!