sexta-feira, janeiro 06, 2012

A Distancia é o esquecimento*



*Conselho do Dr. Publius Ovidius Naso em seu livro Remédios do Amor

Embora você se sinta preso por fortes correntes, você precisa ir embora, embarcar em uma longa viagem. Você vai chorar e virá a sua mente o nome da amada e muitas vezes você vai parar no meio do caminho. Mas é preciso que você saiba que deve continuar, manter isto na mente, perseverar e por força nos pés e até correr para alcançar seu objetivo. A chuva e os pedidos para que fiques não devem te retardar, nenhuma festa no sábado, nem despedida dos amigos. Não se atrase nem finja doença para ficar perto de seu objeto de desejo.

Não se pergunte quantos quilômetros deve andar, mas sim, quantos você já percorreu, para distanciar-se do amor. Não conte os dias nem olhe continuamente para trás, esqueça Roma, pois lá tudo te lembra ela, entregue-se a fuga, pois não foge de um inimigo mas sim da dor e da esperança infundada. Embora meu conselho te pareça cruel, eu confesso, são sim severos, mas para curar-se terá que suportar a dor da perda. Muitas vezes doente, eu bebia, embora o suco amargo das uvas ter sido negado a minha mesa quando solicitado. 

Para salvar o seu corpo e espírito e não enlouquecer deve suportar a ferro e fogo, a sede de voltar. Molhe sua boca com água e siga em frente. Para recuperar a saúde em sua mente, você deve suportar tudo. O coração é a parte mais importante de seu corpo, você não viverá com ele despedaçado.

No entanto o inicio desta terapia é o mais difícil, é o período mais amargo, e deve se esforçar para ultrapassar esta fase inicial. Veja como os bezerros novos se incomodam com o Jugo, ou quanto o freio perturba o cavalo novo. Mas breve os bezerros aceitarão o jugo e os cavalos correrão velozes sem se preocupar com o freio. Você pode estar triste ir longe de Roma, mas, no entanto, você vai voltar um dia, a terra vai te trazer de volta. Não deixe que o amor te faça sentir com um covarde e não volte antes de estar curado.

Depois que estiver no caminho, a própria estradas e os campos lhe trarão conforto, novas amigas aparecerão, mas não penses que está curado ou volte antes da hora. A cura é demorada, a distancia e o tempo devagar apagarão a chama de seus sentimentos e as brasas se tornarão cinzas mortas, sem fogo. Quando isto acontecer, divirta-se conheça novas mulheres, apaixone-se crie novos laços, pois Eros é cruel e vingativo e se rebelará em armas, caso você volte com sede e fome, toda a sua ausência terá sido inútil e seu esforço minado.

Nenhum comentário: