quinta-feira, outubro 04, 2007

Fragmentos


Parece-me igual dos deuses ser aquele homem que,

à tua frente sentado, de perto,

doces palavras, inclinando o rosto, escuta,

e quando te ris - brilho e desejo -;

isso eu juro,

me faz com pavor bater o coração no peito;

eu te vejo um instante apenas

e as palavras todas me abandonam;

a língua se parte; debaixo da minha pele,

no mesmo instante, corre um fogo sutil;

meus olhos não vêem; zumbem meus ouvidos;

um frio suor me recobre,

um frêmito se apodera do corpo todo,

mais verde que as ervas eu fico;

e que já estou morta, parece

--------------------------------------------------------------

...antigamente, era assim que dançavam

A esta hora, as mulheres de Creta;

Ao som da música, ao redor do altar sagrado

Dançavam calcando com os pés delicados

As flores tenras da relva...

----------------------------------------------------------------

– quero dizer-te uma coisa,

mas a vergonha me impede

– se fosse coisa honesta e boa,

se palavras más não te travassem a lingua,

os olhos não abaixarias, para dizer,

com franqueza, teu pensamento...

--------------------------------------------------------------

[Éros mythóplokos]

[Eros] doceamargo

[Eros] que faz sofrer

[Eros] tecelão de mitos

[Eros o deus da astúcia que tece a palavra]

Safo de Lesbos

Nenhum comentário: