terça-feira, outubro 30, 2007

Oxóssi


Se existia um Orixá do candomblé que eu não ia com a cara, este Orixá era Oxóssi . Não sei exatamente a razão, se era alguma quizila com Oxoguiã, lembranças minhas de um irmão de santo que era um porre, ou se acabei cometendo um erro comum, afinal todos erramos já que Ate foi expulsa do Olimpo e fez morada ente os homens. Assim há 35 anos acabei confundindo a divindade com seu filho. Portanto a minha visão de Oxóssi ficou sendo a do "Dofono de Oxóssi " lá de casa. Falso, dissimulado, fofoqueiro e com uma enorme tendência a querer aparecer era a imagem que fazia do Orixá.

Vivo sempre dizendo que o tempo é o melhor remédio, que o tempo é sábio, não vejo Saturno como um deus maléfico e rabugento, mas como a sabedoria que só o tempo nos dá. E neste caso precisei de 35 anos para compreender meu erro e esta compressão começou quando conheci o Júlio César, um filho de Oxóssi , amigo da tribo. O Júlio é um apolinho negro, bonito, malhadinho, com a cabeça aberta para o conhecimento e principalmente um reformador do candomblé. Acho linda a sua crença que é possível modernizar o candomblé sem ferir os preceitos e os fundamentos e sua vontade de trocar conhecimento.

Mas este texto não é uma elegia e portanto, vamos voltar ao assunto principal, que é o reconhecimento do meu erro em relação a uma divindade.

No ultimo fim de semana, todos meus preconceitos em relação a Oxóssi , caíram por terra quando o Oxóssi do Julio me abraçou: Senti a energia vibrante da divindade e esta dissipou todos os preconceitos que eu tinha em relação ao Orixá. Assim como os Deuses que cultuo hoje, embora nunca tenha esquecido ou abandonado o Oxaguiã, os Orixás são deuses, vibram como tais e reúnem em si as dualidades e polaridades.

É claro que Oxóssi é tudo que eu pensava, matreiro e dissimulado como deve ser um deus que caça. Se move furtivamente, se esconde por trás das folhas para não espantar a caça tal e qual ao Zagreus o grande caçador. Porém ele não é só isto é muito mais.

Eu que tanto reclamo das pessoas em geral que vêem os deuses apenas nos seus arquétipos básicos e ignoram os demais aspectos, estava fazendo exatamente isto com este deus africano.

Agradeço aqui publicamente a Oxóssi, por me ensinar uma lição que sempre passo, mas que não havia apreendido totalmente.

Obrigado Oxóssi , pelo carinho e pelo abraço que me mostrou o meu erro.

Oke Arô "Okê"

Nenhum comentário: